O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos em ética, metafísica, política e epistemologia, e que sejam capazes de atuarem como professores e trabalharem na divulgação da cultura filosófica. É a escolha ideal para aqueles que gostam de refletir sobre a construção da sociedade, as relações humanas e a evolução do conhecimento. O curso requer muita leitura e pesquisa, pois as disciplinas que compõe a grade, são altamente teóricas, principalmente sobre as questões éticas, morais e políticas da civilização, desde a Antiguidade. As disciplinas do curso de Filosofia apresentam as questões mais consideráveis de cada época e também estabelecem uma premissa de conhecimentos sobre as teorias filosóficas desde a Antiguidade até a Era Moderna. A estrutura curricular do curso de Filosofia é formada essencialmente por disciplinas teóricas, nas quais os estudantes aprendem sobre a História da Filosofia e estudam as principais obras de pensadores e filósofos consagrados.
MERCADO DE TRABALHO
Apesar da maioria dos profissionais formados em Filosofia atuarem como professores, as possibilidades de trabalho estão evoluindo de forma cada vez mais variadas, surgindo novas opções em outros âmbitos. No mercado editorial, onde além de atuar em traduções de obras clássicas, também adquirem oportunidades como escritores.
Podem atuar em ONG’s, na introdução de projetos de transformação da realidade social. Podem prestar assessoria e consultoria relacionadas às áreas da educação, política, cultura, religião, meios de comunicação, etc. Os profissionais poderão articular palestras por meio de contratação por empresas, abordando temas motivacionais, entre outros e ainda tem sido chamados para representar em grupos de pesquisa interdisciplinares, colaborando no estudo de argumentos éticos ou até biológicos. O profissional poderá apropriar-se de cargos que ocupem sua habilidade de interpretação mediante todos os temas que o envolve.